sexta-feira, 27 de julho de 2012

Viagem ao Cariri Parte Final - O Movimento Batista Regular


Chegamos ao terceiro e último post sobre nossa viagem ao Cariri (e olha que já faz quase um mês que voltamos...).
Hoje quero falar sobre algo que marcou nossas vidas e ministérios durante o tempo que passamos no Ceará: Conhecer, de perto, onde começou o Movimento Batista Regular no Brasil.

1º - As Igrejas:
A maior parte do tempo ficamos na Igreja Batista da Fé no bairro Triângulo, esta é a igreja pastoreada pelo Pr. Márcio Bastos e onde realizei uma conferência sobre Missões com o tema: "Missões, uma Obra a ser realizada com Humildade!"

Esta é uma igreja jovem, organizada recentemente e em crescimento espiritual, numérico (10 irmãos se batizaram durante nossa estada lá) e físico (estão construindo salas para EBD, salão social, cozinha, escritório, banheiros, etc). Os cultos foram muito agradáveis e a recepção e o carinho dos irmãos excepcional.

Desfrutamos de momentos maravilhosos com esta amada igreja e estamos procurando manter a amizade com vários irmãos ali, especialmente pelo Facebook. Esta igreja já faz parte de nossas vidas e está em nossos corações. Oraremos sempre por eles.






Além da Fé, participamos de Cultos na Igreja Batista Canaã e na Igreja Batista da Paz, além de visitarmos os templos da Primeira Igreja Batista e da Igreja Batista de Novo Juazeiro.

Existem mais de 15 igrejas na região do Cariri (Juazeiro, Crato, Barbalha, dentre outras cidades), mas a maioria se encontra em Juazeiro do Norte.
Nossa alegria foi de saber que são boas igrejas, firmadas na Palavra do Senhor, pregando o Evangelho de Jesus Cristo, trabalhando juntas e tenho comunhão umas com as outras.

Conhecemos alguns pastores e foi ótimo nos aproximarmos destes companheiros de ministério.






2º - O Seminário Batista do Cariri: Conhecer o SBC era um sonho que eu tinha desde que era seminarista no Seminário Batista Regular do Sul e, pela bondade de Deus, pude realizar.

O SBC é localizado no Crato, seu Campus é muito lindo, a arquitetura chama a atenção pela beleza, o ambiente muito agradável, até o clima é especial (bem mais fresco e com vento ,ao contrário do imenso calor de Juazeiro).

Sua história é muito longa, já são 66 anos preparando obreiros para o trabalho do Senhor e seu nível acadêmico excelente. Infelizmente, chegamos na semana de provas finais e alguns professores estavam viajando para Israel, mas após o fim das aulas, tivemos o privilégio de conhecer e conversar com alguns deles.











3º - O Colégio Batista: Um sonho que temos aqui em MG é de termos, no futuro, uma Escola Batista para nossos filhos e netos e, conhecer o colégio Batista nos motivou a sonhar ainda mais.

O colégio atende a todos as faixas etárias, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio e tem uma estrutura física considerável, com muitas salas de aula, ginásio, cantina, etc. Tudo muito bem organizado e estruturado.

Agora, junto com o Colégio Batista Maranata de Curitiba, estas duas escolas se tornaram nossas referências em termos de escola cristã.






4º - O CCC - Tivemos o privilégio de participar do C.C.C. - "Casais em Comunhão com Cristo", um encontro de 3 dias para casais, realizados por algumas igrejas e irmãos da região e só podemos dizer que é MARAVILHOSO!

Nunca em nossa vida havíamos participado de algo igual, marcou nossas vidas e nos lembramos de cada momento até hoje. Quem for convidado não pode perder a chance de participar pois, com certeza, irá se lembrar pelo resto da vida.
* Obs: Desse evento não existem fotos...

5º - A Semana de Música Sacra: Este evento, realizado anualmente no SBC, é dirigido pelo Pr. Renato Brito da Igreja Batista em Novo Juazeiro e se trata de uma semana inteira na qual irmãos da Região do Cariri, do Ceará e até de outros estados do Brasil, se dedicam ao aprendizado e aprimoramento na área de música, tanto instrumental, quanto coral, através de oficinas, aulas práticas e teóricas, corais e orquestras. Este ano foram 190 participantes.

Estivemos presentes no 1º dia da "IX Semana de Música Sacra" e ficamso muito felizes com o que vimos ali, especialmente em ver que as igrejas estão investindo em boa música para a glória de Deus.

Além disso, fomos muito edificados com a pregação do Pr. Tadeu que falou sobre a humildade que os músicos cristãos devem ter diante da Palavra de Deus, de suas igrejas e de seus pastores. Foi uma bênção mesmo.






Tem muito mais a falar, mas vou resumir nisso, pois creio ser o suficiente para vermos a grande obra que o Senhor tem feito ali desde que o primeiro missionário começou a trabalhar em 1936 e, agora, após 76 anos, tudo isso existe para a Glória do nosso Grandioso Deus.

Muitos detalhes desta linda história (especialmente do SBC) podem ser encontrados no livro: "Que História é Essa? Memórias" do Pastor Jaime Augusto Lima, que é excelente, estou concluindo sua leitura e indico a todos que querem conhecer um pouco mais de nossa história.



Concluímos que o Movimento Batista Regular no Cariri é forte, muito maduro, com uma história marcante e muito potencial para crescer e se desenvolver ainda mais.

Voltamos de lá com novo ânimo para continuar nosso trabalho na Serra da Canastra em Minas Gerais, decididos a começar novas igrejas (em breve iniciaremos algo em Piumhi) e a trabalhar para que, daqui há "70" anos, o movimento Batista Regular aqui tenha também várias igrejas, uma escola, um instituto e muitas almas alcançadas pelo Evangelho de Cristo Jesus.

Deus abençoe as igrejas e os irmãos do Cariri, vocês foram e são uma bênção em nossas vidas, além de um grande exemplo!

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 1 Coríntios 15:58 

Nenhum comentário: