segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Promessas Esquecidas - Parte 1 - Introdução

Este é o primeiro texto de uma série de reflexões sobre as "Promessas de Deus", especialmente sobre algumas promessas bíblicas muito esquecidas em nossos dias, que estou pregando em nossa igreja em Vargem Bonita-MG

_______________________________________________________________________________ 

Promessas Esquecidas - parte 1

Introdução: Vivemos numa época em que as promessas de Deus estão na moda, vemos e ouvimos tal expressão em, praticamente, todo o meio evangélico, nas pregações, nas músicas gospel e, principalmente, nas mensagens das redes sociais. Tudo é muito bonito, positivo e serve perfeitamente como instrumento de auto-ajuda. Seguem algumas como exemplo:

"Deus tem o melhor para mim."

"O melhor de Deus ainda está por vir."

"Deus vai restituir o que é meu."

"Deus vai me dar a vitória e ninguém poderá impedir."

"Deus tem o melhor para mim, e o que foi perdido não se compara com o que há de vir."

"Deus vai derrubar os gigantes."

"A bênção de Deus virá e será sem medida."

"Você vai se surpreender com o tamanho da bênção de Deus."

"Se uma porta se fechar, outra melhor se abrirá."

"Eu vou ver chorando quem riu de mim no passado."

"Tudo o que eu quiser, o cara lá de cima vai me dar." (esta não vem do meio gospel, mas a ideia é a mesma...)

Contudo, temos sérios problemas nisso, como por exemplo: versículos e histórias bíblicas totalmente fora de contexto (especialmente Abraão e José), uma má interpretação da Palavra de Deus, omissão de verdades fundamentais das Escrituras, misticismo exagerado, sentimentalismo a flor da pele, o ser-humano colocado no centro do universo e Deus sendo tratado como um mero servo, um escravo, uma espécie de “gênio da lâmpada”, enfim, uma simples força sujeita aos caprichos e desejos humanos.

É obvio que as promessas de Deus são maravilhosas, sustentam a nossa fé e nos mantém firmados no santo caminho do Senhor, entretanto, o que vemos não é uma aplicação correta das promessas de Deus que visam sua glória ou o fortalecimento dos salvos na fé e na santidade, pelo contrário, o que vemos são verdadeiras heresias e um festival de horrores com o nome e a Palavra de Deus e, mesmo quando as verdadeiras promessas bíblicas são citadas, são escolhidas a dedo, só as que são convenientes, agradáveis e boas segundo a carnal, limitada e egoísta visão humana. As demais promessas, consideradas desinteressantes, fortes, ofensivas ou contrárias a busca do bem-estar, são deixadas de lado, descartadas, rejeitadas e, por fim, completamente esquecidas e abandonadas. É justamente sobre tais promessas que desejo falar.


Na Bíblia temos muitas e variadas promessas de Deus, algumas incondicionais, outras condicionais, algumas para Israel, outras para a Igreja, umas para pessoas específicas e outras para todo o povo de Deus e, dentre tantas promessas, temos várias que envolvem sofrimento, dor, aflição, perseguição e sacrifício como resultado da fé no Senhor Jesus e do amor a Deus. Dentre estas, quero destacar algumas feitas pelo próprio Senhor Jesus:

Continua...

Nenhum comentário: