sexta-feira, 9 de maio de 2014

Incoerências do Nosso Tempo

"Quando um personagem de livro é mais importante que a moral e a família..."

Sem sombra de dúvida, vivemos em dias de uma sociedade complicada, sem padrões morais definidos, onde tudo é relativo, não existe mais certo ou errado, nada mais assusta as pessoas e a mudança de valores é absurda.

Confesso que fiquei profundamente triste quando, dias atrás, li uma reportagem sobre um seriado de tv a cabo, baseado num livro que é "best seller" mundial, no qual ocorreu uma cena onde um homem estuprava a própria irmã, o que gerou muita polêmica entre os fãs.

Quando li os comentários dos fãs sobre a decepção, percebi que não estavam chateados com o estupro em si, mas com a modificação do personagem em relação ao livro. Um dos comentários, inclusive, dizia, mais ou menos, assim: "O problema não é o estupro ou a cena forte, já transmitiram piores na tv aberta, o problema é a descaracterização do personagem". Lamentável! E o pior, a grande maioria dos comentários ia na mesma direção.

Reconheço que também não gosto de personagens de livros que têm suas personalidades mudadas quando suas histórias são adaptadas para a tv ou cinema, até ja escrevi algo que fala um pouco sobre isso neste link: Tolkien, os Ateus e a Criação, entretanto, tenho a convicção que é muito mais sério a transmissão de um estupro, de cenas imorais e de violência barata, do que a descaracterização de um personagem fictício que não muda, em nada, a vida de ninguém.

Mas isso tudo é apenas um sintoma de uma sociedade sem Deus, sem absolutos, sem a Bíblia. Num mundo onde cada um quer viver do seu próprio jeito, onde as coisas são mais importantes do que as pessoas, onde o materialismo e a imoralidade são exaltadas e valores como família, santidade, honestidade tratados como "ultrapassados", não tem como esperarmos nada diferente.

Nossa oração é para que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia das pessoas ao nosso redor e que nós, como filhos de Deus, salvos por sua Graça, vivamos de maneira diferente, firmados na infalível Palavra de Deus, fazendo sempre o que é certo, mesmo que todos ao nosso redor não o façam e olhando firmemente para Jesus, nosso Padrão, o autor e consumador de nossa fé.

Termino com um texto muito propício do profeta Isaías: 

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! 
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!

Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;
Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!
Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.


Que Deus tenha misericórdia de nossas almas.
Pr. Luiz Miguel


Nenhum comentário: