sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Análise do livro: "Evangelismo - uma coisa que você não pode fazer no céu"


Recomendo a todos os leitores um excelente livro que terminei de ler hoje: "Evangelismo - uma coisa que você não pode fazer no céu" (No original: One thing you cant'do in heaven) do autor Mark Cahill e publicado no Brasil pela Shedd Publicações, com 216 páginas.

Mais um livro que era, até pouco tempo, completamente desconhecido para mim e que, após a leitura, se tornou um dos meus preferidos e o único lamento é o de não tê-lo lido antes, pois é desafiador e, se atendido, pode mudar muita coisa em nossa vida cristã.

Adquiri o mesmo num lote de livros que a irmã Janaína deixou conosco e, no início, confesso que fiquei com um pouco de receio de ler, por nunca ter ouvido falar e por não conhecer o autor,mas a importância e urgência do tema me levaram a investir um tempo em sua leitura e, agora, louvo a Deus por isso.

Mark Cahill é um ex jogador de basquete universitário, amigo de Charles Barkley (grande jogador da NBA) e evangelista norte-americano, fundador do "Mark Cahill Ministries", um ministério focado no evangelismo pessoal e na salvação de almas perdidas e seu livro trata justamente deste tipo de ministério cristão: o evangelismo pessoal.

Cada capítulo começa com uma ilustração da vida de Jesus, seguida por um versículo correspondente a mesma e uma citação de Charles Spurgeon (esta foi uma das razões que me animaram a ler o livro).

Nos primeiros capítulos, Mark trabalha mais na questão da necessidade, importância e urgência de evangelizarmos os perdidos, usando textos bíblicos e exemplos pessoais e de outros. Ele nos desafia a obedecer o chamado de Jesus, a amarmos os perdidos e irmos até eles com a mensagem da salvação.

Nos capítulos seguintes ele parte mais para a parte prática, dando dicas, conselhos e ideias bem simples e úteis para nos ajudar a evangelizar. Sempre cheio de exemplos pessoais, cada ensino se torna fácil de assimilar e algumas ideias são extremamente proveitosas e, com certeza, vão ajudar muitos crentes que possuem dificuldades nesta a´rea.

Não é um livro didático, pelo contrário, parece uma conversa pessoal, ou uma palestra. É como se o autor estivesse conversando conosco, de forma que podemos aproveitar todo o conteúdo.

Mark Cahill
O testemunho pessoal de Mark e o que faz para evangelizar tocou profundamente em meu coração. Ele vai para os lugares mais problemáticos e difíceis e não perde oportunidades, evangeliza desde desconhecidos na rua, no shopping, na praia ou no aeroporto, até amigos e pessoas famosas, como Michael Jordan (uma parte bem interessante do livro), demonstra muita coragem e grande ousadia, bem como uma disposição sacrificial em alcançar os perdidos. Atitude de deveria nortear o viver de cada crente em Jesus Cristo.

Seus métodos são simples e melhores do que muitos que já vi, ouvi e pratiquei durante minha vida cristã. Sua teologia é muito bíblica e, quando parece que vai se tornar um pouco humanista ou focada em decisões rápidas e forçadas ou na "oração para salvação", ele volta para a Palavra de Deus e foca no arrependimento, na fé somente em Jesus, nos méritos totais de Cristo por meio de sua obra na cruz e, de forma alguma, apresenta um evangelho barato, mas deixa claro o senhorio de Cristo, o abandono dos pecados e o compromisso de vida com o Salvador. Além disso, no início parece meio "simplório", mas melhora a cada capítulo e se torna bem profundo e edificante.

Cheio de citações de crentes e mártires do passado e da atualidade, boa parte do livro é bem tocante, chega a dar vergonha do tipo de cristianismo que praticamos e do quão pouco fazemos pelas almas perdidas. Já procurei colocar em prática um pouco do que li e, com a graça de Deus quero fazer mais, para que mais pessoas possam conhecer a Jesus e desfrutarem da vida eterna que Ele dá.

Entretanto, como missionário em cidades pequenas, sei que muito do que Mark fala faz mais sentido para cidades grandes e lugares com muitas pessoas. A maior parte dos exemplos, é direcionada à pessoas que só vamos ver uma vez, à desconhecidos e estranhos, sendo um pouco ineficazes no interior, onde todos se conhecem e o testemunho de vida diária, muitas vezes, faz mais efeito na vida dos incrédulos, do que nossas palavras. Contudo, é só uma questão de adaptar os métodos e, com a graça de Deus, manter um testemunho fiel e levar Jesus ao máximo de perdidos que pudermos.

Por fim, o livro tem vários erros tipográficos, ao menos na edição que possuo (Primeira Edição - Novembro de 2008), mas nada que atrapalhe a leitura e poderia, sem dúvida alguma, ser o livro texto sobre Evangelismo nos seminários teológicos e Institutos Bíblicos ou, ao menos, material de leitura ou consulta.

Depois que conclui a leitura, rapidamente entrei em contato com a página do "Mark Cahill Ministries" no Facebook e fui prontamente respondido e, na medida do possível, estou acompanhando o trabalho deles na rede social e no site. Seguem os links para os interessados, bem como um link do livro a venda:

 *Facebook: Mark Cahill 
 *Site: Mark Cahill Ministries   
 *Adquira o livro aqui:
 *

Que o Senhor abençoe a todos e nos ajude a evangelizar mais e mais, até nossa morte ou até que Ele volte!
Pr. Luiz Miguel





Nenhum comentário: